Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Kofi Annan


Kofi Annan


Foi dado pouco relevo à sua morte, injustamente, porque para além de ter sido secretário geral da ONU e prémio nobel da paz em 2001, foi, acima de tudo, alguém que procurou e lutou pela paz mundial, sobretudo na promoção da diplomacia internacional. Mas, pensando bem, as grandes coisas a ser feitas acontecem sem mediatismo, e, Kofi Annan soube fazer a diferença e utilizar o poder que tinha para melhor a vida daqueles que estavam à sua volta.
A independência de Timor ficou a dever-se muito ao seu trabalho, esforço e dedicação, e em Angola, após a guerra civil, foi importante o papel da ONU, o seu papel no desenvolvimento económico e social. Talvez não seja exagerado afirmar que colocou o continente Africano no panorama internacional.
Lutou sempre em prol de uma mundo melhor, com mais justiça e dignidade para todos, e, o seu contributo no combate à pobreza é um marco assinalável. 
Kofi Annan será recordado como um grande estadista, um homem de consensos. Foi alguém que deu um grande contributo para deixar um mundo melhor. O mundo sente a falta de pessoas que lutaram até ao fim pelo bem comum. Sentiremos todos a sua falta. 

Para quem ainda não conhece, recomendo conhecer a fundação Kofi Annan e todo o seu trabalho em prol da defesa dos direitos humanos : https://www.kofiannanfoundation.org/