Hoje em dia, é cada vez mais difícil encontrar um jovem com vontade de trabalhar. Os centros de emprego estão cada vez mais lotados, são demasiados os candidatos para vagas disponíveis, mas a realidade é que são cada vez mais os anúncios nos jornais e as lojas desesperam por empregados/as credíveis e com vontade de trabalhar.
O desemprego é preocupante, pois nós vivemos numa sociedade rodeada de doutores e engenheiros. Eu sempre aprendi que concluir o ensino superior significar concluir um ciclo, um ciclo que ainda não nos permite entrar no mercado de trabalho de forma directa, pois o trabalho ganha-se com a experiência e o problema dos jovens, é pensarem que terminando o curso superior já têm toda essa experiência necessária para ingressar no mercado e trabalho com sucesso e de forma eficaz.
O jovem hoje tira um curso sem saber se irá exercê-lo, muitos sem vocação acabam em medicina, outros vão para engenharia porque as notas são baixas e foram os únicos onde conseguiram colacação, optam por direito porque ser "doutor" é bonito, e muitos alunos sem descobrirem a sua vocação acabam por estragar as suas vida e em alguns casos as dos outros (ex: um médico).
É uma sociedade de risco.