Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Joseph Navarro, ex-agente do FBI, até jogadores de poker já lhe agradeceram pelos seus ensinamentos

Joseph Navarro estudou durante a sua vida o comportamento não verbal nas pessoas, tendo passado 25 anos no FBI, tendo participado praticamente em todas as investigações de espionagem nos EUA entre 1993 e 2003. Quando me comecei a interessar pelo comportamento não verbal, sem dúvida que tive obrigatoriamente de conhecer a obra de Navarro e é fascinante o que se aprende com este Senhor, desde de detectar quando pessoas estão a mentir, quando estão inquietas com a situação, quando reconhecem as pessoas através de comportamentos não verbais, etc. Este campo suscitou-me interesse, também pelo facto de estar ligado à minha área e poder ser mais um "trunfo" numa área cada vez mais exigente como Direito.
A verdade é que Sr. Navarro através do estudo de comportamentos não verbais das pessoas, conseguiu, ao longo da sua vida, que criminosos viessem a confessar seus crimes e viessem ser punidos, quando em muitos casos, já não haveria solução. Partilho um caso prático relatado pelo próprio: em que uma pessoa estava a ser inquirida pelo FBI e nao haveria forma de confessar o crime, nem de confessar que conhecia as pessoas suspeitas, continuava a negar estar envolvido no caso. Até que o Joseph Navarro tem ordem para actuar e apresenta 22 caras de indíviduos suspeitos à pessoa inquirida e em 2 das imagens que foram passando Joseph desnconfiou, pelo simples facto de a pessoa ter modificado posição normal das palpebras quando foram mostradas essas pessoas, o que revelou associação e conhecimento, tendo mais tarde confessado o crime.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Um dia 22 de Abril diferente, porque o principal objectivo do projecto “porto futuro” deste ano lectivo já foi alcançado

Sinceramente, não podia deixar de partilhar a alegria que tive esta quarta-feira, numa das aulas que leccionei numa escola aqui zona do porto, pelo facto de um aluno que acompanho neste projecto “porto de futuro” ter transitado de ano e ter conseguido alcançar o objectivo, ainda faltando algum tempo para o final do período lectivo de aulas.

domingo, 19 de abril de 2009

" Princesa do Povo"



Quando me lembro desta pessoa, desta grande Senhora, da Princesa Diana, guardo para sempre a sua grande compaixão pelos desfavorecidos e a grande luta que travou contra a SIDA. Ainda me lembro, que no dia em que tive notícia da sua morte, em 31 de Agosto de 1997, percebi e senti a tristeza da sua perda e a estagnação de uma luta que até aí tinha sido de louvor e distinção por aqueles que mais necessitam, os mais carenciados. Hà uns dias, tive oportunidade de ouvir o testemunho de uma colega que esteve a fazer missão humanitária em África e lembrei-me da "Princesa do Povo", da pessoa que todos no mundo conhecem, em especial em África, devido à sua especial luta naquele país.

sábado, 18 de abril de 2009

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ninguém quer saber “velhinhos”, mas estudo INE diz-nos que daqui a 25 anos teremos 1 jovem para cada 3 “velhinhos”

Uma das coisas que me preocupa no país, entre as demais preocupações, é a passividade com que os nossos governantes actuam no que diz respeito a esta faixa etária específica e de grande valor, que, infelizmente continua esquecida. É elogiar o facto de terem criado o complemento solidário para idosos, que é sempre uma ajuda reconhecida para pessoas que trabalharam durante uma vida inteira como é exemplo disso uma minha estimada e respeitada tia de 87 anos, e também é elogiar o facto de colocarem os “velhinhos” aprender mexer nos computadores e de os colocarem na escola a passar o tempo, mas continuamos sem resolver o problema, pois ainda há pouco tempo estive num lar de idosos aqui na zona do porto e fiquei surpreendido com número de pessoas que se encontram em lista de espera, na esperança que haja uma vaga. Cada vez mais em Portugal o idoso se considera uma pessoa inútil à sociedade e quando pensamos no futuro de Portugal, também devíamos pensar nestas pessoas, porque os números estão lançados e ignorá-los não será a melhor solução.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Enriquecimento Ilícito continua prejudicar todas aquelas pessoas que trabalham de forma justa e privilegiar quem não aceita essa forma justa trabalho

Em Portugal, continuamos assistir à falta de soluções para criminalizar as pessoas que enriquecem de forma ilícita. O enriquecimento ilícito é uma prática que aumenta a cada dia que passa e que privilegia aqueles que enriquecem de forma ilegal, "ocultando" aqueles que trabalham de forma justa e lutam todos os dias por uma vida melhor e mais estável.
Por vezes, penso se haverá vontade série na generalidade dos políticos no activo para criminalizar este enriquecimento ilícito, sabendo que muitos o praticam ? Se verificarmos a quantidade de deputados que hoje são ricos e vivem de uma forma desproporcional ao rendimento que auferem podemos confirmar o que acabei de referir e acrescentar que quando o tema é discutido existe unanimidade, mas não existe vontade para aplicar essa unanimidade. Neste âmbito, lembro-me das palavras do meu estimado amigo Francisco de Miranda que após ter assistido a um debate quinzenal na assembleia da república dizia-me supreendido, entre outras coisas, com o enriquecimento num curto hiato temporal de alguns deputados.
As pessoas estão cansadas de assistir ao à forma "extravagante" de enriquecimento ilícito que acontece no nosso país, e se o país nada fizer, vamos continuar assistir ao triste espectáculo de ver pessoas, que seriam exemplos da nossa sociedade a serem detidas, e a mostrarem ao país que nos grandes cargos da nossa sociedade as pessoas não são séries, não são honestas.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Um F.C.Porto de grande nível, que merecia mais respeito

O F.C.Porto foi o melhor em Old Trafford e se hà equipa que merecia ganhar este jogo essa equipa chama-se Futebol Clube do Porto, que demonstrou em campo a falta de humildade que alguns jogadores do Manchester tiverem na conferência de imprensa e isso paga-se caro, pois ouvir um jogador português que conhece bem o Porto como o Cristiano Ronaldo a afirmar que gostaria de encontrar o Barcelona na final, quando ainda nem sequer tinha defrontado o Porto demonstra uma falta de humildade, que já não admira no Cristiano Ronaldo e que pode acabar em silêncio, caso o Porto passe esta eliminatória, como Portugal no geral deseja e ambiciona, pois é o nome do Portugal que é mais uma vez respeitado no desporto, e os ingleses infelizmente têm curta memória, caso contrário lembravam-se que os confrontos com Portugal têm proporcionado lágrimas em Inglaterra e que nas visitas ao dragão também são muitas as lágrimas, o que significa que o respeito e a humildade é uma coisa muito bonita e também deve ser praticada pelo Manchester United, caso contrário as coisas podem correr mal.