Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Felicidade por António Guterres


António Guterres - Secretário Geral da ONU



   É uma felicidade poder ver que, foi feita justiça e António Guterres é o novo Secretário Geral das Nações Unidas, por aclamação. 
   No início deste processo, poucos acreditavam que seria possível, uma vez que a história contava que no momento em que os membros permanentes anunciassem o sentido do seu voto, tudo mudaria, e tudo apontava para que o voto não fosse em António Guterres. Até o próprio Presidente da Comissão Europeia, Junker agora felicita e envia uma carta com um coração no final a António Guterres, quando apelou ao voto em outra candidata, sob influencia Russa. Bem, aqui o papel dos Estados Unidos foi determinante, e talvez tenha sido o papel de Samantha Power, a embaixador dos Estados Unidos, que tenha deixado pouco margem à tentativa Russa de escolher uma mulher da Europa de Leste. António Guterres está no cargo com todo o mérito e sem sombra para dúvidas a melhor pessoa para o mesmo, e não havia nenhum outro candidato na corrida que chegasse ao seu valor e experiência, e para além disso, fez uma campanha impressionante, elogiada em todo mundo, tendo os Estados Unidos apelidado mesmo de uma "campanha impressionante, sem precedentes". 
   O mundo enfrenta vários problemas, e precisamos de um homem de diálogo, e, António Guterres é essa pessoa, e os seus 10 anos de Alto Comissário para os Refugiados, bem como toda a sua experiência nacional e internacional acumulada, fazem dele uma pessoa que a todos nos devem orgulhar, essencialmente portugueses.