Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de abril de 2017

Jantar com Israelitas






   Quando estás num hotel e, tens de optar entre o buffet ou "La Carte", e de repente o amigo e também chefe do restaurante diz-te: "Tem a certeza que quer Buffet hoje?" . E lá vou eu para o buffet e mais um grupo de quase uma centena de Israelitas, mais um alemães e uns míseros portugueses. De repente, chego ao buffet, e vejo uma Israelita a colocar o mesmo garfo com que tira a salada a tirar por exemplo o polvo e a massa. Continuo acompanhar a colega, e reparo que quando chega a parte dos rissóis, coloca a mão e não usa o utensílio apropriado para o efeito, e aí comecei a preocupar-me, mas o pior, infelizmente, ainda estava para acontecer. Sento-me e ao meu lado, ligeiramente perto de onde me encontrava, estava a mesa dos queijos com uma grande variedade, e para minha estupefacção reparo numa senhora com um pão numa mão e a outra mão num queijo arrastando o mesmo com a mão para dentro do pão. Por fim, no momento da sobremesa, ao ir buscar o melão, reparo que os amáveis Israelitas usavam a colher das saladas para tirar o melão, o que era mau demais, e levava a que ninguém comesse sobremesa. 
   No fim, para além de tantos outros episódios idênticos e caricatos, percebi que isto tem de ter algo a ver com a sua cultura, e a questão é: porque é que os Israelitas comem com as mãos? Ao falar com o gerente, ele diz-me que na cultura deles as coisas são diferentes e que existe o hábito de comer com as mãos, ou seja, não significa que sejam porcos ou mesmo sujos, apenas que para eles o conceito de limpeza funciona dentro de outros critérios.