Em primeiro lugar, os meus parabéns ao meu amigo e professor Manuel Linda, o novo Bispo do Porto. Por vezes, o difícil não é escolher alguém para um cargo, porque isso é fácil, e há sempre alguém disponível. O difícil é escolher a pessoa certa e ter a possibilidade de escolher alguém com a humanidade e capacidade para o cargo como o Padre Manuel Linda. Esta oportunidade é extraordinária e certamente o vai ajudar a fazer o bem a quem mais precisa, e vai ser reconhecido pelas gentes do Porto.
Não quero estar aqui com regionalismos, mas há uma coisa que tem ser dita: o Porto é diferente e essa diferença vê-se em tudo, e até aqui nesta nomeação feita pelo Vaticano nota-se essa diferença, porque, mais uma vez, o cargo agradece a pessoa. Isto é o que ainda resiste e torna diferente o Porto : os cargos agradecem às pessoas. Como professor, foi extraordinário, e como pessoa é extraordinário. Recordo aqui um artigo que fiz neste mesmo blogue, em 14.09.2009, sob o título "Eutanásia - relatório que Tony Blair encomendou a especialistas", o qual, com as suas palavras amigas, e surpreendentemente, porque nunca lhe comentei que tinha tal blogue, foi comentar.
O difícil agora será ficar, e já não chegar ao topo, e tenho a certeza que o amigo Manuel Linda permanecerá nesse topo e agora está no lugar que merece e poderá fazer a diferença de uma forma mais abrangente e com mais meios, e fá-lo-á, que eu sei. Porque aqui, e para quem entende a mesma língua, chegar ao topo significa ajudar mais pessoas, nada mais.
Deus o abençoe e ajude amigo nesta nova missão.