Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Licenciaturas Pré-Bolonha





O Governo pretende que as licenciaturas pré-bolonha sejam equiparadas aos mestrados. Se assim for, teremos a 4.º classe antiga a equiparar-se ao actual 12.º ano? A linha de raciocínio é a mesma.
A ideia, nas palavras do Ministro da Educação, é o reconhecimento para concursos, essencialmente internacionais, e sobretudo, a pensar na área da engenharia, mas que acaba por aplicar-se a todos os cursos. Não vai ser conferido o grau de mestre, mas terá a mesma validade.
Bem, mais uma vez, temos alguém na pasta da educação que pretende inverter o rumo normal das coisas, e há boa maneira portuguesa, facilitar as coisas, e mais grave, equiparar aquilo que não pode ser equiparado. Já com as novas oportunidades, cometemos um grande erro, e demos a imagem de um país pouco rigoroso em matéria de educação, e, que desrespeita aqueles que estudam e seguem o ensino normal.
Eu sou pós-bolonha, tirei o mestrado, e, conheço muitos pré-bolonha, que também tiraram o mestrado para poderem aceder aos concursos que o Ministro fala, e, não faz sentido equiparar uma licenciatura a um mestrado. Não é por acaso que é elevadíssimo o número de mestrandos que não fazem a tese e ficam apenas com pós graduação. Um estudo recente numa universidade comprovava que o número chegava a metade dos alunos. Isto deve ser alvo de reflexão. Um mestrado tem uma componente de investigação científica, que obriga a que o aluno tenha a capacidade de construir um pensamento autónomo sobre um determinado tema. Esta investigação científica é o corolário do desenvolvimento "experimentado" anteriormente na licenciatura, jamais explorado como no mestrado. Nem a ideia da licenciatura é essa, daí a existência do mestrado, e a ideia da evolução do ensino. Desvalorizar o mestrado é desvalorizar a educação, e, por muito que tentem andar às voltas com esta justificação, é essa a ideia que vai passar, e, é por isso que continuamos a regredir, em vez de evoluir nesta área.
Não é uma medida justa, e, é, mais uma vez, um mau exemplo. Como disse inicialmente, se fossemos a ver as coisas todas nesta base de pensamento, teríamos que legislar sobre quase tudo. É um desrespeito para as pessoas que têm mestrado e para aqueles licenciados pré-bolonha que fizeram mestrado, querer equiparar uma licenciatura pré-bolonha a um mestrado. É enganar as pessoas, e equiparar aquilo que não tem comparação.
Conheço algumas pessoas de idade que têm a 4.º classe antiga, e, por uma questão de igualdade (se a medida virar lei) acho que têm toda a legitimidade para reivindicar a equiparação ao 12.º ano actual.