Pesquisar neste blogue

domingo, 30 de setembro de 2018

Elon Musk


Elon Musk


   Elon Musk é talvez o empresário que faltava ao mundo dos negócios e arrisca-se a tornar, sem dúvida, uma das figuras do século pelo que tem feito. É uma das pessoas que tenho sempre curiosidade em saber o que está a fazer, porque tem sido simplesmente fantástico. Desde da Zip2, à conhecida PayPal que vendeu por 1,5 mil milhões de dólares ao eBay, foi na Tesla que este impressionou tudo e todos. Se inovação que trouxe com os carros eléctricos já foi esplêndida (a todos os níveis, principalmente ao nível ambiental), o que dizer do carro no espaço ? O Falcon Heavy é algo de extraordinário. Estamos a falar de alguém que pretende concorrer com a Nasa. 
Uma das coisas que li de Elon Musk interessantes foi que se não formos a longo prazo para outro planeta poderemos entrar em extinção, daí uma das suas razões do interesse no espaço.
O que diferencia Elon Musk de todos os outros é pensar mais à frente, e desafiar o próprio ser humano e a sua condição. E, a sua ideia de concorrência é acabar com o produto anterior. Isso é visível nas suas empresas. Veja-se a "Solar City", onde a ideia é fazer energia solar mais barata que energia térmica. Outra é a "HyperLoop" que irá transportar pessoas e coisas por túneis em pressão de ar. Ou a "Openai"que é uma empresa que estuda inteligência artificial sem fins lucrativos. Espectacular é também a "The Boring Company" que promete resolver o problema do tráfego, criando vários túneis para não deixar as pessoas paradas em filas de trânsito.
A sua saída ainda será um dia explicada de outra forma: a real. O mundo pouco ou nada soube sobre isso. O que veio a lume é pouco para uma análise séria. E tentaremos perceber todos quem esteve por detrás do regulador americano, e influenciou tal decisão, e se realmente Elon Musk agiu com a má fé que o acusaram. O tweet "Estou a considerar tornar a Tesla privada por 420 dólares. Financiamento assegurado", apelidado de "fraudulento" pelo regulador, foi o que ditou a sua saída. 
Se normalmente as pessoas são sempre substituíveis nas empresas, neste caso podemos arriscar dizer que não será assim, porque Elon Musk é uma pessoa que será difícil de substituir, e, perde mais a Tesla com a sua saída do que Elon.