Pesquisar neste blogue

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Censurar quem maltrata a mulher

Não devemos ser condescendentes nem misericordiosos com aqueles que maltratam as mulheres, seja fisicamente ou psicologicamente. Infelizmente, vivemos num pais onde a violência domestica é líder entre os crimes mais praticados, onde existem homens que tratam as mulheres de uma forma instrumental, não a respeitam e esquecem que há deveres a cumprir, sejam matrimoniais ou civis. O país só sofrerá uma evolução positiva se houver uma punição mais severa, uma moldura penal mais elevada, e mais exigência e critério de selecção matrimonial, com consequências mais graves para violação de deveres conjugais. Um homem que maltrata uma mulher deve ser considerado "lixo humano", porque seja homem ou mulher, devemos respeitar o outro, e refiro-me mais ao respeito pela mulher, pelo facto de a violência doméstica incidir mais sobre as mulheres.
O principal problema é que as mulheres não denunciam os maridos quando são vitimas dessa violência e, urge encontrar formas de um Estado ou a própria religião contornar essa passividade, medo (represálias) e silêncio das vitimas.
A educação ainda é um bem precioso e que faz a diferença numa sociedade, porque uma pessoa com valores é uma pessoa diferente. Gostava que se reflectisse mais sobre o tema em Portugal e houvesse "mão de ferro" para quem maltrata uma mulher, que são, na generalidade, as principais vitimas de violência doméstica.