Pesquisar neste blogue

domingo, 16 de março de 2014

Saúde: Público ou Privado?












   Hoje, cada vez mais um paciente deve pensar e repensar no momento em que vai ao médico, porque há casos em que uma ida ao privado já pode compensar, veja-se lá bem mas é verdade. Entre algumas questões, porque será que o mercado dos seguros de saúde cresceu 25% no último ano? Compensa ter um plano de saúde? Porque não procurar um privado na hora de ir ao médico?
   Nos E.U.A, Obama tentou com o "Obamacare" fazer frente ao crescimento impressionante dos planos de saúde privados e, tendo consciência das limitações que existiam no serviço público, a única forma de combater tal facto foi criar um plano de saúde para todas as pessoas, que obrigasse todos a ter de adquirir um seguro, sendo que os mais pobres seriam subsidiados pelo Estado. Esta medida é discutível, mas o que interessa é perceber que isto acontece devido ao enfraquecimento dos serviços públicos face aos serviços privados. 
   Em Portugal, o Serviço Nacional de Saúde está numa estado de "caos", em que a resposta ao doente é ineficaz, e, o atendimento é fraco e chega tarde na maioria dos casos. Nesta última semana estive com uma pessoa que, precisava de um tratamento de fisioterapia. Marcou através do SNS. Entretanto, e percebendo que seria demorado, foi ao privado. Quando obteve resposta do SNS, este já andava e estava totalmente recuperado. Aqui a situação foi feliz, mas imaginem aqueles que precisam de consultas (sem saberem no momento se o seu estado é crítico ou não), e quando obtêm a consulta, já estão com uma doença e em estado avançado. É aqui uma das grande falhas do SNS, em que quando o doente tem indícios e marca uma consulta, pode já ser um doente prioritário, mas até á consulta não têm possibilidade de saberem essa informação. Se podemos dizer que o SNS continua a ser entidade que suporta o maior peso das despesas de saúde, as coisas estão a mudar, porque todos os anos este número tem vindo a diminuir, e não parece haver dúvidas, que se nada mudar, pode mesmo um dia deixar de ser.          
 Cada vez mais, as despesas em saúde estão a ser financiadas pelas seguradoras e, pelo preço que paga numa ida ao Hospital (20 euros), pelo mesmo preço ou ainda mais barato consegue ir a um privado e ter um atendimento diferente e de forma mais personalizada. 
   Bem, isto não é teoria, basta testarem e ver que é a realidade, que, mais cedo ou mais tarde, esta mesma realidade vai obrigar o Estado a procurar uma solução para fazer face ao melhor serviço e em muitos casos mais vantajoso oferecido pelo privado. Talvez todos devam pensar no momento de ir ao médico, porque a linha que separa o público do privado é cada vez mais invisível.