Pesquisar neste blogue

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Pobre Bloco de Esquerda






   O Bloco de Esquerda, de forma a mostrar às pessoas que sempre existiram famílias diferentes, numa forte alusão à conquista da adopção por casais gays, decidiu colocar a imagem de Jesus e colocar o título: "Jesus também tinha dois pais". Mas que triste e pobre ideia de um partido que infelizmente continua a dar prioridade na sua linha política a questões pouco importantes para o país, e que só estes mesmo conseguem entender. Mesmo que defendam a adopção por casais do mesmo sexo, não é com cartazes como estes que aludem ao debate e reflexão pública, como dizia e defendeu uma dirigente do Bloco. Dessa forma, talvez consigam denegrir é a imagem do seu partido, e, ofender uma religião que, tem valores e devem ser respeitados por todos. Ainda assim, é de louvar que no partido houveram pessoas inteligentes e com a cabeça no sítio, como o caso de Marisa Matias, que rapidamente repudiou tal acto e se afastou do mesmo.
   Talvez uma forma de festejo possa ser darem beijos na boca entre si, por exemplo, como aconteceu no partido Podemos em Espanha, onde também terão impacto, e, mesmo continuando na linha do ridículo, ao menos fazem-no sem instrumentalizar ninguém para seus fins, como aqui fizeram com a imagem de Jesus Cristo.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Papa Francisco Assertivo


Papa Francisco





   Papa Francisco já nos vem habituando a um forte poder de assertividade em tudo o que diz ou aconselha, e desta vez, de uma forma preciosa, e num tom simples e directo, vem dizer o seguinte sobre o candidato norte-americano Donald Trump : "Uma pessoa que só pensa em construir muros, onde quer que sejam, em vez de construir pontes, não é cristão". Talvez tenha sido o único até ao momento a deixar Donald Trump sem resposta, ou com uma resposta tão fraca que nem sequer merece ser considerada como tal.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Descida IVA na Restauração






   Uma das medidas do novo Governo é a descida do IVA na restauração, de 23% para 13%. Será que esta medida vai descer os preços das refeições? Será que esta medida vai criar mais empregos? Qual é a ideia do Governo?
   Esta medida (a par de outras) deixam muito a desejar, principalmente porque não vai beneficiar as pessoas, os consumidores, e será mais uma medida falaciosa, a par de muitos outras (infelizmente), que poderão levar, quase certo, a um incumprimento orçamental, e, sem benefícios para a economia, mas apenas para os donos de restaurantes. E na verdade, quem sofreu e pagou sempre este IVA foram os consumidores, e não os donos dos restaurantes. Lembro-me como se fosse hoje, da primeira vez  que houve a subida do IVA, Fui jantar ao falecido e eterno, mítico e insubstituível Bar "Bigosses", e quando aparece a factura, virei-me para o Zé (dono) e disse-lhe : "Zé 4 euros e tal de IVA"? O qual me respondeu : "Sim, quem vai pagar esta subida são vocês, não somos nós". Nunca mais me esqueci deste jantar e desta conversa, que confirmou que quem pagou esta subida foram os consumidores, e não os donos dos restaurantes. Mas, se a medida já não era boa, as limitações à medida são certamente muito discutíveis (embora aplicáveis já nalguns países), porque gostava que me explicassem como irá ser resolvido o caso, por exemplo, em que seja vendida uma diária com refeição, bebida (copo de vinho) e café incluído, tudo ao preço de X ? Será que o vinho no fim será taxado à parte ou deixará de fazer parte da diária?
   Uma má medida, num momento em que era importante traçar prioridades, o Governo opta por uma discutível e quanto a mim, má escolha política, que também pouca receita fiscal trará para os cofres governativos, e será na verdade uma falácia, que nem beneficiará o Estado, nem a economia nem os consumidores.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Centralização TAP

   

TAP - Transportes Aéreos Portugueses




   O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, tem sido incansável na defesa dos interesses do Porto, e, desta vez, tem alertado, quase diariamente, para o fato de a TAP estar a ponderar deixar o Porto. Tem sido uma voz sozinha a alertar para o risco de a TAP deixar o Porto, e a ser verdade os dados que vieram a público sobre os voos com ocupação quase total das rotas que a companhia faz do Porto, é um ataque desmedido ao Norte e à sua economia. Afirmar que existem voos deficitários no Porto (opinião TAP), quando foram divulgados dados  pela Câmara do Porto onde se demonstra que esses voos vão sempre cheios é enganar as pessoas, e agir de má fé num processo que tem uma única intenção: prejudicar o Norte. É incompreensível a forma como a companhia está a tratar esta questão, e para apanhar um voo de longo curso, obrigar, como em outrora, os passageiros de Porto, a irem a Lisboa na velhinha e ex Bes Portugália é quase insólito e um atraso económico e mesmo geracional. Ao mesmo tempo, quem esteve envolvido na privatização da companhia, onde defendeu os interesses do país, ou melhor, o que defendeu em termos de estratégia económica nacional? O que estiveram a fazer os dois administradores representantes do Estado no conselho de administração da empresa ? Tinham ou não conhecimento da suspensão dos voos do Porto para Bruxelas, Milão, Roma e Barcelona? Esta questão do Porto foi abordada ou ocultada? Se a intenção da companhia for avançar com a extinção das rotas no Porto, talvez seja mesmo de ponderar se não será benéfico para o país o Governo reverter em parte este processo (com a condição de garantir que o Porto não será prejudicado, caso contrário, mais vale estar privatizada, porque os últimos anos demonstram que houve uma gestão ruinosa da companhia nas mãos do Estado) e impedir este ataque sem cara ao Norte. Curioso é perceber que mesmo após a gestão ruinosa de anos, a equipa mantém-se. Achei que a privatização iria trazer benefícios, ao nível de baixa de preços, novas rotas, novos investimentos em aeronaves, mas, voltar a centralizar o país e querer tornar o Norte uma "província" é inaceitável, e transforma esta privatização num possível falhanço e que, infelizmente, parece que teve como única preocupação garantir e desenvolver Lisboa, em detrimento de diminuir o Porto. Mais uma vez, Até agora, o único que tem dado a cara, de uma forma louvável, é Rui Moreira. O Porto, o Norte merecia uma explicação, porque é inaceitável a forma como estão a tratar o Porto.