Pesquisar neste blogue

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Descida IVA na Restauração






   Uma das medidas do novo Governo é a descida do IVA na restauração, de 23% para 13%. Será que esta medida vai descer os preços das refeições? Será que esta medida vai criar mais empregos? Qual é a ideia do Governo?
   Esta medida (a par de outras) deixam muito a desejar, principalmente porque não vai beneficiar as pessoas, os consumidores, e será mais uma medida falaciosa, a par de muitos outras (infelizmente), que poderão levar, quase certo, a um incumprimento orçamental, e, sem benefícios para a economia, mas apenas para os donos de restaurantes. E na verdade, quem sofreu e pagou sempre este IVA foram os consumidores, e não os donos dos restaurantes. Lembro-me como se fosse hoje, da primeira vez  que houve a subida do IVA, Fui jantar ao falecido e eterno, mítico e insubstituível Bar "Bigosses", e quando aparece a factura, virei-me para o Zé (dono) e disse-lhe : "Zé 4 euros e tal de IVA"? O qual me respondeu : "Sim, quem vai pagar esta subida são vocês, não somos nós". Nunca mais me esqueci deste jantar e desta conversa, que confirmou que quem pagou esta subida foram os consumidores, e não os donos dos restaurantes. Mas, se a medida já não era boa, as limitações à medida são certamente muito discutíveis (embora aplicáveis já nalguns países), porque gostava que me explicassem como irá ser resolvido o caso, por exemplo, em que seja vendida uma diária com refeição, bebida (copo de vinho) e café incluído, tudo ao preço de X ? Será que o vinho no fim será taxado à parte ou deixará de fazer parte da diária?
   Uma má medida, num momento em que era importante traçar prioridades, o Governo opta por uma discutível e quanto a mim, má escolha política, que também pouca receita fiscal trará para os cofres governativos, e será na verdade uma falácia, que nem beneficiará o Estado, nem a economia nem os consumidores.