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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Centralização TAP

   

TAP - Transportes Aéreos Portugueses




   O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, tem sido incansável na defesa dos interesses do Porto, e, desta vez, tem alertado, quase diariamente, para o fato de a TAP estar a ponderar deixar o Porto. Tem sido uma voz sozinha a alertar para o risco de a TAP deixar o Porto, e a ser verdade os dados que vieram a público sobre os voos com ocupação quase total das rotas que a companhia faz do Porto, é um ataque desmedido ao Norte e à sua economia. Afirmar que existem voos deficitários no Porto (opinião TAP), quando foram divulgados dados  pela Câmara do Porto onde se demonstra que esses voos vão sempre cheios é enganar as pessoas, e agir de má fé num processo que tem uma única intenção: prejudicar o Norte. É incompreensível a forma como a companhia está a tratar esta questão, e para apanhar um voo de longo curso, obrigar, como em outrora, os passageiros de Porto, a irem a Lisboa na velhinha e ex Bes Portugália é quase insólito e um atraso económico e mesmo geracional. Ao mesmo tempo, quem esteve envolvido na privatização da companhia, onde defendeu os interesses do país, ou melhor, o que defendeu em termos de estratégia económica nacional? O que estiveram a fazer os dois administradores representantes do Estado no conselho de administração da empresa ? Tinham ou não conhecimento da suspensão dos voos do Porto para Bruxelas, Milão, Roma e Barcelona? Esta questão do Porto foi abordada ou ocultada? Se a intenção da companhia for avançar com a extinção das rotas no Porto, talvez seja mesmo de ponderar se não será benéfico para o país o Governo reverter em parte este processo (com a condição de garantir que o Porto não será prejudicado, caso contrário, mais vale estar privatizada, porque os últimos anos demonstram que houve uma gestão ruinosa da companhia nas mãos do Estado) e impedir este ataque sem cara ao Norte. Curioso é perceber que mesmo após a gestão ruinosa de anos, a equipa mantém-se. Achei que a privatização iria trazer benefícios, ao nível de baixa de preços, novas rotas, novos investimentos em aeronaves, mas, voltar a centralizar o país e querer tornar o Norte uma "província" é inaceitável, e transforma esta privatização num possível falhanço e que, infelizmente, parece que teve como única preocupação garantir e desenvolver Lisboa, em detrimento de diminuir o Porto. Mais uma vez, Até agora, o único que tem dado a cara, de uma forma louvável, é Rui Moreira. O Porto, o Norte merecia uma explicação, porque é inaceitável a forma como estão a tratar o Porto.