Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Orgulho Português :)








   Foi em Espanha, em Valência, ao lado dos meus amigos Sírios que vivi o dia 10 de Julho de 2016, dia em Portugal foi consagrado Campeão da Europa. 
   Antes dos dia 10 de Julho, já tinha constatado que Cristiano não era amado aqui em Espanha, mas nunca pensei que chegassem ao ponto de não o respeitar. Tudo começou dias antes da Final, onde quando percebiam que era português, começavam logo a dizer mal de Cristiano sem sequer lhe perguntarem nada. E ouve um daqueles Espanhóis sem muito discernimento, que se vira e diz: "O Cristiano é um chorão, e espero que a Franca ganhe, não quero que Cristiano ganhe". E eu disse-lhe: "Mas ouviste o que a Franca disse de Espanha quando esta saiu do Euro, ouviste os insultos que vos fizeram e, para além disso, como é possível não gostarem de um jogador que tem feito história aqui no vosso país e todos os anos eleva o vosso futebol como nenhum outro?". Mas, infelizmente são poucos os espanhóis que reconhecem isso e no dia da final, quando chegou a hora do jogo, fiquei completamente surpreendido com a mentalidade da maioria dos espanhóis e a forma como queriam que a "Francia" ganhasse.
   Ver o jogo rodeado de centenas de espanhóis e no meio disso, ter dois amigos Sírios comigo a torcer por Portugal, como se da sua nação se tratasse, foi algo emocionante e que ficará marcado na minha memória. Ainda o jogo não tinha começado, e um dos Sírios diz-me: "Eles são assim, mentalidade estúpida e não gostam de Cristiano por ele ser o melhor, é inveja. Eu adoro Portugal, adoro Fátima e quero ir mal possa ao vosso país". Isto foi dito por uma pessoa que teve de fugir da Síria para sobreviver, e foi mais um que sobreviveu vindo num daqueles barcos que todos vemos nas notícias onde morrem milhares sem ninguém fazer nada. Pessoas humildes, de um trato soberbo, trabalhadoras e que são como qualquer um de nós. Mas quando pensava que era apenas um que conhecia, gostava e admirava o nosso país, eis que ouço outro amigo dizer que tinha o sonho de visitar Fátima, e aí percebi que há algo que eu passava admirar nestes amigos, que era a sua fé, e a forma como demonstravam a felicidade ao falar do nosso país, e principalmente de Fátima. 
     Eramos poucos mas bons, e conseguimos calar centenas e milhares de Espanhóis e Franceses que estavam torcendo para que a "Francia" ganhasse. 
     Ganhamos contra tudo e contra todos. 
     Somos Campeões da Europa e a Franca é Campeã das críticas (prémio merecido). Um bem haja e uma palavra de apreço principalmente para os portugueses que vivem em Franca, que nunca viram os seus esforços reconhecidos pela nação Francesa, e, acho que a Franca tinha obrigação de ter mais respeito pelos portugueses.
   O que fica? Fica que Portugal é uma grande nação, admirada por muitos, que tem um grande coração, onde cabem todos aqueles que nos querem bem e que gostam de nós.
   Viva a Portugal. 

   Campeões da Europa 2016 :)