Pesquisar neste blogue

domingo, 21 de agosto de 2016

"Eu votei e votava Berlusconi novamente João"





   Conhecer e conviver diariamente com uma Italiana já tem o seu próprio desafio, mas quando descobres que ela é uma adepta fervorosa de Berlusconi, aí ainda maior se torna o desafio. Podemos considerar Itália um país "querido" para nós portugueses, e acho, mais que não seja, por fazermos parte aqui do Sul da Europa e estarmos a navegar nas mesmas águas e acomodados na mesma embarcação (embora em quartos diferentes), que para já, pouco sabemos para onde nos levam, a não ser que enfrentaremos mais umas tempestades, enquanto, ansiosamente e juntos, esperamos pela bonança, e jamais perdemos a esperança.
   Disse-me: "Jamais votaria noutra pessoa que não Berlusconi em Itália João". Filha de um dos maiores empresários do ramo alimentar em Itália, disse-me: "Berlusconi sempre ajudou as empresas, e quando ele saiu, houve uma ruptura drástica com essa política e isso afetou muito a Itália, e se olharmos, não está melhor nem para lá caminha". Se para muitos é surpresa ou para outros normal, em Itália o fato de Berlusconi estar sempre sempre associado ás empresas, criou quase que um "costume" obrigatório um seu sucessor ser um inversor dessa política. 
   A verdade é que Itália depois da saída de Berlusconi ficou um país dividido, e, até agora, a solução encontrada na pessoa de Matteo Renzi ainda pode não ter sido a ideal.