Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Respostas sociais não acompanham envelhecimento

A população jovem tende a decrescer e a população idosa tende a aumentar, são estes os novos desafios de um país mais velho. As iniciativas das autarquias não têm sido eficazes no combate a esta nova realidade de um país mais velho. As pessoas cada vez têm menos filhos, o que é compreensível perante a situação difícil que o país e o mundo atravessa, pois hoje o "amor" não chega para sustentar uma casa. Eu defendo que os nossos "velhinhos" deveriam ser mais respeitados na nossa sociedade, devia haver mais respeito e acho que deveriam haver mais iniciativas ligadas á população desta faxa etária. Eu acho que os nossos "velhinhos" poderiam ser mais úteis à nossa sociedade e ao país, pois existem muitos "velhinhos" que mesmo já reformados ainda têm capacidades e ainda poderiam ajudar muito a nossa sociedade, e não olharem para as pessoas de idade como pessoas "acabadas". Existem diversos programas ligados a diferentes sectores da nossa sociedade e nos quais estas pessoas poderiam ser integradas, ajudar e seria uma forma de diversificar e dinamizar mais a população desta faixa etária, que na minha opinião poderia dar um contributo mais eficaz à nossa sociedade, de acordo com as suas proprias capacidades e limitações. Todos os estudos apontam para que a população fique cada vez mais envelhecida e daí que as respostas terão que aparecer e acho que a solução passa pela dinamização desta faixa etária.