Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Sistema nas Faculdades

Hoje fala-se do sistema no futebol, da corrupção que existe, dos jogos viciados e de todo um conjunto de decisões que inquietam e torturam os "senhores do sistema".
Nas faculdades, o sistema esta bem patente, não tem é tantos adeptos como no futebol. Nas faculdades, os árbitros não se expõem ao erro, pois nem sequer chegam a sair dos balneários. Aqui o sistema não pode ser denunciado, pois não existem comissões de arbitragem para avaliar os "senhores do apito", que neste caso particular são os professores.
Aqui as decisões não são passíveis de "recurso", o que assegura o bom funcionamento do sistema. Nas faculdades, não existem transmissões em directo, nem os professores justificam as suas decisões perante os alunos, mas a verdade é que as notas aparecem nas pautas, e por vezes, ninguém compreende a razão de ser de algumas classificações, nem os argumentos para tal injustiça, mas será isto tudo resultado do sistema ou será apenas um eco do tempo em que os os "senhores do sistema" aceitavam jantares, dinheiro e cargos em grandes empresas em troca de notas finais e em que muitas pessoas entravam directamente nas universidades sem as provas de ingresso exigidas ?