Pesquisar neste blogue

sábado, 20 de setembro de 2008

Sentido de solidariedade perdido nas faculdades

Hoje, as faculdades continuam a ser "centros de saber", onde o sentido de solidariedade entre alunos está cada vez mais perdido no tempo. Eu quando verifiquei que existiam "criaturas" na faculdade que ofereciam apontamentos errados aos colegas com o intuito de os prejudicar não fiquei supreendido e nesse altura virei-me para um colega da faculdade e disse-lhe : estás supreendido ? Meu caro amigo não fiques, porque eu não te consigo explicar quem ensinou esta gente a ser assim "criaturas", mas consigo-te explicar a razão pela qual estas pessoas um dia são colocadas de parte. E isso acontece, pois as pessoas que fazem este mal aos colegas da própria faculdade um dia irão perceber que se talvez tivessem apoiado o colega de forma digna e honesta pudessem estar melhor na vida e de bem para com a própria vida.
Actualmente, as faculdades continuam a ser centros onde se cultivam amizades de longa duração, centros onde se aprende e ensina, centros de convívio, etc. Mas, em relação à ajuda e ao apoio entre estudantes dos variados cursos, continuam a ser um eco do tempo em que para ajudar um colega não era preciso assinar um documento ou fazer um contrato.