Pesquisar neste blogue

sábado, 28 de março de 2009

Jovem universitário , 19 anos morre em despiste na Circunvalação


"A Circunvalação foi cenário de mais um acidente mortal. Armando Filipe Gonçalves, de 19 anos, perdeu, esta sexta-feira de manhã, a vida num despiste de um automóvel. A estrada nacional é a via no concelho do Porto com maior número de acidentes graves.
As estatísticas, divulgadas pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, revelam que, em 51 acidentes com vítimas mortais e/ou feridos graves no concelho do Porto entre Janeiro de 2007 e Junho do ano passado, 11 foram na Circunvalação. Os dados referentes ao segundo semestre de 2008 ainda não são conhecidos.
Os moradores e os comerciantes na estrada são, geralmente, os primeiros a dar apoio aos sinistrados. Ontem não foi excepção. Fernanda Fernandes foi uma das pessoas que correram da Cafetaria Green, situada no cruzamento da estrada com a Rua do Alto do Viso, para ajudar os cinco jovens a bordo do Audi A3 prateado.
"Já estava a trabalhar e ouvi um barulho muito forte. Eram cinco rapazes num Audi cinzento que vinham da discoteca Vogue [na Zona Industrial do Porto]. Eles disseram que saíram directos da faculdade e foram-se divertir à noite. Ainda ajudámos a retirar um dos rapazes do carro. Ele estava consciente", conta Fernanda Fernandes, que ainda guarda a memória da violência do embate no separador central e do carro a "dar quatro voltas no ar" até ficar imobilizado entre uma árvore e um poste de iluminação.
Passavam poucos minutos das sete horas quando o automóvel, que seguia no sentido Rotunda AEP-Areosa, se despistou na curva da Circunvalação, próximo do quartel que acolhe a Escola Prática de Transmissões. Armando Filipe Gonçalves, residente em Ermesinde (Valongo), teve morte imediata. Os outros quatro amigos de 20 e de 21 anos de idade ficaram feridos, mas não correm risco de vida. Marco Durão foi internado no Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos. João Marques, morador em Braga, Tiago José Martins, de Viana do Castelo, e Simão Dias Damasceno, da Maia, foram assistidos no Hospital de S. João, no Porto.
São frequentes os sinistros graves naquela curva da Circunvalação. "É um dos pontos negros da estrada. Já tenho socorrido vários acidentes graves e com vítimas mortais. A curva é complicada. Os carros vêm de uma recta e ganham um pouco de velocidade", explica o chefe Antero, dos Sapadores do Porto que, ao lado da equipa médica do INEM e dos Bombeiros de S. Mamede de Infesta, socorreram as vítimas. O carro ficou destruído".





JN



"AEPortucalense de luto
27-Mar-2009
A Associação de Estudantes da Universidade Portucalense encontra-se de luto devido ao falecimento de um aluno do curso de Gestão (2º ano), Armando Filipe Gonçalves. "