Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prisão Preventiva

Hoje, discute-se o vídeo de uma jovem agredida brutalmente, um acto de uma violência muito grave, sendo um vídeo entre milhares, um caso entre centenas que não deve ser, mais uma vez, atirado para a impunidade. Num país, onde diversas pessoas e personalidades colocam em causa, sem conhecimento do processo, a medida de coacção mais gravosa aplicada pelo juiz, a prisão preventiva, acho curioso que, hoje muitos dos que criticam a medida foram ontem os mesmos que afirmaram que a justiça é uma lástima e não funciona.
Não sei se a medida aplicada foi justa ou não, porque não tenho conhecimento do processo para poder pronunciar sobre os pressupostos do artigo 204º e artigo 202º C.P.P, mas se tinha antecedentes criminais e havia ameaças e possibilidade de voltar a praticar o crime, o perigo de continuação de actividade criminosa é uma forte possibilidade, discutível.
O bastonário da ordem dos advogados não deixou esvanecer o seu tempo para, disparar contra os tão famigerados juízes com quem criou uma guerra, fazendo uma figura triste e inqualificável, de pessoas que lhes merecem respeito, mais não seja, institucional. Há juízes bons e maus, como há advogados bons e aqueles que não ganham uma acção, verdadeiramente fracos, e deve ser censurado este comportamento de pôr em causa constantemente as decisões dos juízes desta forma deplorável com que os insulta, sem um discurso crítico e lógico, pois eu acho que não podem, mas devem ser postas em causa as decisões de um juiz, mas devidamente fundadas e justificadas, não criticando com o único objectivo de denegrir uma classe.