Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sr. Bastonário, o sábio

Descobri que, a ordem dos advogados tem um sábio, mas que não sabe nada. Parece contradição, mas é um sábio dos tempos modernos, cuja definição ainda está em estudo.
Eu fico estupefacto e preocupado, ao abrir, os blogues, as redes sociais, como, no facebook, a página dos estudantes da UCP, e, nem que seja um ou dois, existir quem apoie este homem nas declarações públicas que emite. O último caso das agressões continua a ser falado e comentado, e uns, discutem a "mão pesada" do juíz, outros defendem e respeitam a posição do juíz.
Mas eu questiono, ninguém discute os factos e o pressuposto que está na base da aplicação da medida de coacção pelo juíz, que é o perigo de continuação de actividade criminosa, expresso no artigo 204º 1 alínea c) do Código de Processo Penal ? Ninguém fala das ameaças futuras, que foi um dos factos que indiciaram perigo de continuação da actividade criminosa ?
Uma das pessoas a pronunciar-se em público foi o pai de um dos arguidos que, diga-se de sua verdade, fez o depoimento mais interessante e útil, colocando-se na posição da família da vítima. Era a única pessoa doente, e que falou de forma mais coerente e assertiva, ao contrário dos restantes, incluindo o Bastonário que, não estando doentes, só prestaram depoimentos inúteis e sem um fundamento credível e coerente. Alguém pensa na jovem agredida brutalmente, sendo ofensas à integridade física qualificada, e nas represálias que a vítima sofreria, sendo a ameaça um forte indício, a par da situação degrada e o meio social da família dos agressores ?
Invocando o sábio, agora o verdadeiro e que honra a história, levanto-me e faço um esforço para adivinhar o futuro com o seguinte comentário : " Vai-lhes fazer bem os 4 meses na prisão de tires".