Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tiro o meu chapéu ao Sócrates

Um dia, quando já cá não estivermos, algures neste país será estudada esta crise e todos os seus responsáveis e figuras. José Sócrates será indiscutivelmente uma figura de destaque, lembrada como o homem que conseguiu fazer da manipulação, persuasão e mentira armas de guerra e combate. Arrisco dizer que este homem é um génio. Imagino, daqui a longos anos, a análise e estudo deste momento, da conferência de imprensa ontem, onde apenas disse o que os portugueses queriam ouvir, após ter manipulado as pessoas com a possibilidade de cortes graves no 13º mês e no subsídio de férias, tendo conhecimento hà meses das medidas que vão assolar o país e do acordo celebrado há mais de 1 ano com os organismos internacionais. Há pouco tempo lia um grande livro de Wiston Churchill e não tenho dúvidas de afirmar :" Ele gostaria de conhecer este artista político, aprender com ele esta arte de tão bem enganar".
Convence as pessoas, e ainda faltam os comícios, porque nessa altura não vai ferir, mas "fuzilar" o inimigo, já estou a imaginar em Matosinhos : " Camaradas temos de continuar aposta na Educação, nas energias, o nosso compromisso é para cumprir, o PEC4 que o PSD chumbou está aí, não vamos cortar no 13º ou subsidio como andavam a falar ( uma das jogadas será esta, que ele próprio foi o mentor) ". Caso para desabafar, "my god, how is possible ?".
Neste momento insular da nossa democracia, tira o meu chapéu a este homem, a este mentiroso compulsivo que, vai ganhar as próximas eleições e a onda de emigração vai crescer de forma galupante. Ele começa a ser um ícone político, que cria uma crença nas pessoas e tem seguidores que, na maioria, são uma camada larga da sociedade portuguesa, que dorme na distracção, esquecendo que alguém está a fazer dessa distracção um modo de vida, até mesmo um movimento.
Em suma, a novela continua e, o "escravo" Passos Coelho continuará a servir o José que, em cada tiro mata um Coelho.