Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dia D







O dia, a reunião, a decisão que todo o mercado dolorosamente anseia, que tarda em chegar,e, a situação foi colocada da seguinte forma: agora ou nunca. Dia 9 (nascer de dia 10) de Dezembro pode ser um dia de reviravolta, ou um dia de confirmação do desastre, do fim de uma moeda única, que seria demonstração de forte incapacidade e fracasso de quem lidera esta Europa.
Quem, como eu, cresceu no seio de uma Europa em desenvolvimento, onde hoje, uma entre várias das suas vantagens é , por exemplo, à distância de um clic podermos comprar uma viagem em low cost a madrid, marraquexe, barcelona, paris, etc, por 25, 50, 70 euros e circular livremente nesses países através do acordo de schengen, fica impressionado com as ideias loucas em debate, a facilidade em "desconstruir um projecto a 27", que demorou anos a construir, um entendimento possível depois dos sucessivos fracassos e tentativas de união entre os Estados no pós Guerra, como foi exemplo a sociedade das nações . So depois da Segunda Guerra Mundial, foi possível essa união dos Estados, com surgimento da ONU em 1945. Em 1951, surge a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), a famosa produção franco-alemã do Carvão e do Aço, que revolucionou a forma de os Estados se relacionarem e em seguida originou-se a União Europeia.
Anos e anos de construção, e o que prevalece ? Interesses de cada Estado.
Hoje, entrava numa livraria aqui do Porto, e nos seus destaques, aparecia um livro sobre a Segunda Guerra Mundial, e com veemente curiosidade, peguei no livro e centrava-se no grande líder dessa mesma guerra, de seu nome incontestável: Winston Churchill. Não foi um génio da guerra, mas soube decidir e vencer.