Pesquisar neste blogue

domingo, 11 de dezembro de 2011

Lúcio Feteira



A apresentação do livro de uma "pessoa rara", como o afirmou o jornalista da Visão Miguel Carvalho (autor do livro apresentado na Fnac no dia 9.12.11).
O homem que começou a trabalhar no negócio das limas muito cedo em Vieira de Leiria no século XIX, que foi a favor e contra a ditadura e que acabou o final da sua vida preocupado com as suas raízes, a sua terra natal, a quem deixou parte da sua fortuna, um gesto generoso para com aqueles que nunca o abandonaram e sempre o admiraram, o sempre fiel seu povo, que, por diversas vezes, como já afirmou um dia um grande político, "são a nossa família", e para Tomé Feteira, se não foram a sua família, foram pessoas por quem tinha grande estima e carinho. Estive presente na sessão e ouvi falarem de um homem que foi muito mais que um milionário, de quem hoje se disputa uma fortuna. Não foi uma figura pública, não aparecia nas revistas, mas prestigiou o país com o seu trabalho, tendo sido um empresário de sucesso. É pena , e concordo com o Miguel, quando o país fala e discute um crime, esquece um homem, um empresário que conseguiu fazer coisas na época impressionantes, boas e menos boas, de fácil e difícil percepção, entre elas, financiou um golpe contra Salazar (foi proibido de entrar em Portugal, foge para Brasil em 1947 ) e lá fora elogiava Salazar, e que chegou a converter-se ao fascismo. Chegou ao Brasil nos anos 40 e estabeleceu laços com Presidente do Brasil, e quando aterrou tinha 400 banqueiros à sua espera. Interessante perceber a crítica que é feita pelo Miguel, de um empresário que muito pouco fez pela sua terra, enquanto era vivo, mas que morto deixou-os bem.
A filha Olímpia Feteira foi convidada a estar presente, mas rejeitou o convite, e, fê-lo através de mail, que foi divulgado em público, para os presentes perceberem e ouvirem as suas razões, que não foram convincentes nem educativas. Pelo contrário, o sobrinho João Tomé Feteira esteve presente.
Acho que foi interessante estar presente, e conhecer um pouco mais da vida de um empresário que foi exemplo no meio empresarial da época, e que, deixou ensinamentos.