Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Sinto-me envergonhado


Crime de Violência Doméstica




   Impressionante escutar os números da violência doméstica em Portugal. O que faz uma mulher estar com alguém que a trata mal? O que leva uma mulher a não denunciar às autoridades uma pessoa que a trate mal, sendo um crime público?
   A APAV (Associacao Portuguesa de Apoio à Vítima) recebe em média 49 queixas diárias, a maioria são efectuadas por mulheres jovens. Hoje, menos que noutros tempos, a justificação para não denunciar estas pessoas às autoridades diminuiu, uma vez, que trata-se de um crime público, e nem sempre foi assim, e quando não era, em média as denúncias aconteciam após 20 ou 30 anos de vitimizacao, na maioria dos casos quando apenas os filhos já tinham saído de casa.
   Já evoluímos e continuamos a evoluir, mas os números mostram que ainda estamos longe e precisamos de continuar a trabalhar e evoluir para combater este flagelo. Talvez não chegue dizer que é preciso denunciar. É preciso mais informação, mais conhecimento, maior punição, mais apoio, e continuar a colocar meios no terreno que permitam a todos, em especial às mulheres perceberem que têm meios para estarem protegidas, e poderem livrar-se do "traste".
   Indissociado destes números não pode estar um cada vez maior e preocupante déficit moral, que também devemos combater, porque os valores são essenciais para o convívio e a boa integração na sociedade, que, infelizmente, cada vez mais que olhamos para o lado, percebemos que temos de inverter este déficit moral e reconstruir uma sociedade com valores bem definidos, que possam primar e ter por base uma sociedade com uma educação fincada nesses valores tradicionais.
   É inaceitável que hoje em dia, em pleno século XXI, haja tantos homens que mal tratam as mulheres, e, que o crime de violência doméstica continue a figurar no topo dos crimes praticados em portugal. Eu sinto-me envergonhado.