Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Adiar o inevitável fim das Touradas






   Foi chumbado, infelizmente, o projecto do PAN para abolir as touradas, tendo ficado pela discussão na generalidade, de uma atroz pobreza franciscana. Os argumentos utilizados pelos demais partidos, sinceramente, foram o típico cliché político, numa alusão ao sempre fácil argumento histórico e cultural, que está por um fio. 
   Mas, optar por este argumento é, ao mesmo tempo, ignorar e "olhar para ao lado" ao caminho que estamos a fazer na evolução da sociedade em torno da defesa dos animais, onde, veja-se, por exemplo, a criminalização dos maus tratos, uma coisa impensável há 10 anos atrás, onde era normal vermos um cão a levar "tarei" do seu dono, e ficarmos engolidos pelo silêncio. Sim foi esta Assembleia da República que criminalizou os maus tratos a animais, a mesma que agora vem afirmar que as "touradas" são uma forma de vida do meio rural, e que todos temos de respeitar. Outro argumento completamente desactualizado é este de ser uma forma de vida, uma vez que cada vez mais são os locais a serem proibidos e a evolução certamente será nesse sentido. Veja-se o exemplo da Póvoa de Varzim, que foi, recentemente, e deve ser aplaudido de pé, mais um dos municípios abolir a tauromaquia. 
   Este triste espectáculo, que gasta milhares de euros ao Estado, é um dos males que ainda perdura do tempo da idade média, mas que, inevitavelmente tem os seus dias contados, e será uma questão de tempo o seu desaparecimento.