Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Uma Luta inconstante pelos direitos do seu povo e o "abdicar" de tudo por uma democracia no Paquistão!

Benazir Bhutto


Hoje, eu costumo dizer que já nada supreende o mundo e já nada o mundo supreende. Este assassinato "bárbaro" à Senhora Benazir Bhutto é mais um exemplo de que os alvos no mundo continuam a ser aquelas pessoas que se desviam dos "interesses unânimes" e isto que se passou no Paquistão é um atraso para o país e mais uma tristeza para o mundo, pois a Senhora Benazir Bhutto era um exemplo de luta pelos direitos do seu povo, e daí ser vista como o principal alvo no Paquistão pelos seus opositores. Mas para mim esta pessoa é única no Paquistão e no mundo pela forma e coragem que encarou sempre todos os desafios da sua vida e da maneira como "abdicava" de tudo pelo seu povo. Actualmente no Paquistão não existem muitas pessoas com a capacidade que tinha Senhora Benazir Bhutto e muitas pessoas depositavam nela a esperança de um país democratico, onde se respeitassem os direitos de todos. Passou a vida a ser ameaçada, os seus dois irmãos já tinham sido assassinados mas nunca chegaram a descobrir os culpados, mas na altura falou-se muita da Al-Qaeda, eu acho que Al-Qaeda esteve envolvida em muitas das ameaças feitas a esta Senhora, não só pelos interesses envolventos, mas sobretudo pela receio que todos tinham e vê-la no poder. Benazir já tinha dito que, se estivesse no poder, permitira que as forças norte-americanas atacassem alvos da Al Qaeda em território paquistanês. Espero sinceramente que não "matem" a democracia, pois o Paquistão não deve ceder às "pressões terroristas" , pois quem fez isso são uns " cobardes indignados" que têm medo e receio da democracia. Aqui teve de haver cumplicidades seja entre os seguranças de Benazir Bhutto e o poder político, seja entre outras forças envolvidas no poder.
Mas mais uma vez é de realçar a coragem de uma pessoa que voltou ao seu país, mesmo sabendo que teria um caminho "completamente minado" pela sua frente, mas isso não foi obstáculo na luta pela democracia.
A mim deixa-me particularmente preocupado a fragilidade mundial perante o terrorismo, pois hoje todos nós verificamos o crescente aumento do terrorismo no mundo e a incapacidade de resposta ao terrorismo é uma preocupação que a cada dia que passa se vai agravando.