Pesquisar neste blogue

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Atentado Presidente Ramos Horta - Todos ajudaram

Este atentado deixou toda a gente perplexa, pois as forças internacionais no terreno sabiam de um possível ataque iminente e fica-se com a ideia que um homem à fuga à mais de um ano foi ajudado por pessoas ligadas a estas mesmas forças. O responsável principal por este acto cobarde teria sido o renegado e fugitivo antigo líder da Polícia Militar, o major Alfredo Reinado.
Sabe-se que tanto Ramos-Horta como Xanana “protegiam” o major Reinado de eventuais tentativas de detenção que a polícia das Nações Unidas e um juiz do Tribunal timorense tentaram levar a efeito, mas não conseguiram. Por outro lado sabia-se que nem os australianos, nem as forças internacionais da ISF faziam alguma coisa para deter o renegado e foragido antigo líder da Polícia Militar porque nem Ramos-Horta e, também, nem Xanana o permitiam. Realce-se que ainda há poucos dias Reinado numa “entrevista” acusava Xanana de ser o principal responsável pela situação e ameaçava-o de, caso fosse detido e julgado, “levar” Xanana com ele e solicitava à ONU que demitisse o Governo de Xanana e entregasse o poder a Ramos-Horta. E Xanana chegou a afirmar que Reinado não era “ uma ameaça real à estabilidade de Timor-Leste”.
Agora é fácil de perceber que houve pessoas que ajudaram este senhor no ataque ao Presidente Ramos Horta, e que serviços de informação não funcionaram por razões que ainda ninguém entende, quando todos tinham sidos avisados que haveria um ataque iminente.