Pesquisar neste blogue

domingo, 3 de fevereiro de 2008

O segredo está na capacidade de trabalho das pessoas!

Eu desde cedo aprendi que nesta vida para se ser um bom advogado, um bom médico, um bom carpinteiro, antes disso é preciso ser-se um bom trabalhador. Eu ao dizer isto não estou a divulgar nada de novo, mas a verdade é que com o tempo as pessoas têm vindo a perder ritmo competitivo e de trabalho. Hoje vivemos numa era pós-social onde se tenta a todo custo reparar os anos passados em que o país esteve estagnado ou simplesmente não acompanhou o "comboio europeu". Nós em Portugal temos vários exemplos de pessoas que conseguiram cingrar nesta vida, mas para isso foi preciso muito esforço para lá chegar e acima de tudo foi o trabalho a sua principal arma. Eu uma altura tive oportunidade de conhecer melhor o mundo dos cafés delta e é impressionante a capacidade de trabalho e gerência da empresa. O Sr.Manuel Nabeiro( dono) às 6 horas da manhã já está preparado para ir para o armazém e é o primeiro a chegar ao local. Começou aos 13 anos a trabalhar com o pai e os tios na torra do café, numa altura em que o contrabando era a actividade que matava a fome das gentes da raia, passou várias dificuldades para chegar onde chegou, sendo hoje um dos maiores empresários do nosso país. Isto porque eu acho que o sucesso de tudo na vida está na capacidade que as pessoas têm de trabalhar, também sei que muitas pessoas querem trabalhar mas não encontram oportunidades porque isto não está fácil. Num debate interessante realizado hà pouco tempo, ouve uma pessoa que dizia: mas o meu pai é médico e eu também vou ser. E de seguida tive uma conversa com essa pessoa onde ela chegou afirmar que aquilo não era o que ele desejava ser um dia. Eu acho isto importante e acho rídiculo quando diziam : "O meu pai é médico e eu também vou ser, logo nem preciso de me esforçar pois tenho o meu pai". Pois, depois acontecem as desgraças, quantos são os negócios que vocês conhecem continuados pelos filhos que foram à falência ? quantos foram os casos de filhos que seguiram os cursos dos pais e foram maus profissionais ? São muitos os casos!