A expressão esquema ponzi é, na realidade, um coloquilismo americano para aquilo que é conhecido em todo o mundo como um esquema em pirâmide. Quem é que nunca ouviu falar das tão badaladas "bolhas" ? Foi hà pouco tempo, que repousou em minhas mãos para uma leitura Bernie Madoff, que protagonizou o maior esquema de ponzi de todos os tempos, e se não fosse a crise, todos os indícios apontavam para continuação do esquema. Mas restam dúvidas que existem no presente "esquemas ponzi" actuar e a funcionar ? Vejamos. A primeira pergunta será o que é um esquema em pirâmide ? É um esquema em que os participantes tentam obter dinheiro exclusivamente através do recrutamento de novos participantes no programa, ou seja, roubar a A para pagar a B. Quem entra no esquema tem de entregar dinheiro e ainda tem a árdua tarefa de conseguir que outros façam o mesmo, sendo esse um dos compromissos de sustentabilidade da rede.
Mas como é que Madoff convenceu tantos investidores sofisticados a desfazerem-se das suas fortunas sem fazerem perguntas ? Como é que iludiu os reguladores durante anos ? O que aconteceu aos mil milhões de dólares ? Como é que um homem perde 50 mil milhões de dólares do dinheiro de outras pessoas ?
A questão central é saber até quando sobrevive um esquema destes ? Um esquema ponzi sobrevive enquanto existir dinheiro fresco suficiente a entrar ou quando hà acontecimentos positivos que fazem aumentar o valor do capital subjacente. O Sr. Madoff aguentou até poder, mas com a crise houve uma série de pedidos de resgate, no valor de 7 mil milhões de dólares e foi aí que fez transbordar o copo, pois o poço secou. A história deste homem é impressionante, e quando estava a perceber como conseguiu enganar esta gente toda, lembrei-me de hà pouco tempo ter passado o furacão das "bolhas" aqui na zona norte do país( hà zonas onde o furacão deixou ensinamentos e onde funcionam no silêncio e de modo ilegal esquemas de ponzi), em que havia em cada "bolha" um Sr. Madoff e o resto eram todos seus trabalhadores, pois no esquema ponzi tudo trabalha para quem está no topo da pirâmide. Mas um caso conhecido também no esquema ponzi é o de Ivar Kreger, o detentor do negócio dos fósforos suecos, que também teve um esquema em pirâmide, e entrevistado pelo Sturday Eveny Post, nos anos 1920, acerca das razões do seu sucesso, disse ao jornalista : silêncio, mais silêncio e ainda mais silêncio.