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sábado, 8 de maio de 2010

Carta elaborada por antigos alunos da E.S.H.M, instituição de ensino da qual não obtiveram resposta,de uma escola que não se revê em quem a governa

" Eu, " . . . ", em representação de " . . . " antigos alunos da Escola Secundária Henrique Medina, venho por este meio apelar a Vossa Excelência a manutenção das condições financeiras que estiveram na base de contratos anteriores, relativamente ao aluguer do espaço desportivo, excluindo o pagamento à Escola e promovendo mais uma vez o desporto, como legado que deixou a todos os seus alunos, pelo facto de todos os elementos serem antigos alunos da Escola Secundária Henrique Medina.
Este ano, ao contrário de anteriores, temos tido várias dificuldades para conseguir manter um número de jogadores fixo, e, devido essencialmente ao elevado montante pecuniário praticado, já houveram pessoas que tiveram de abandonar a prática deste desporto ao " . . . ", com registado sentimento de tristeza. Pelo facto de sermos todos antigos alunos, proponho que a regra: “todos os alunos da Escola Secundária Henrique estão isentos de pagamento pecuniário à escola pelo aluguer do espaço desportivo”, seja estendida aos antigos alunos da E.S.H.M por via de interpretação extensiva, de forma não diferenciar seus activos e possibilitar de modo igual o acesso ao aluguer do espaço desportivo. (. . . )"


Importa reter a seguinte informação : estes alunos elaboraram esta carta e subscreveram-na na íntegra, uniram-se e tinham apoio de um grande número de antigos alunos da E.S.H.M. É um abuso, uma ofensa a direcção desta E.S.H.M não responder a estas pessoas, e deviam dar o exemplo aqueles que um dia ensinaram, para hoje terem de ser os mesmos a lhes ensinar as regras da boa educação e do bom trato. Estas pessoas exigiam o mínimo que se exige de pessoas que estão à frente de uma instituição de ensino de rigor, exigência, elevação e probidade, mas, infelizmente, esta instituição de ensino não tem esses valores, e quando se exige esses valores a uma instituição, tem haver pessoas portadoras desses mesmos valores, pois uma instituição não é uma pessoa, mas tem órgãos onde estão pessoas e são essas pessoas que regem a vida de uma instituição de ensino. Eu estou apenas a constatar um facto, e este facto é real e deve ser conhecido pelas pessoas e devem ser tiradas conclusões, porque toda a pessoa deve ser respeitada e, neste caso, mais ainda, quando em questão estão antigos alunos. Um dia perguntaram-me : qual a razão pela qual "ninguém" fica na E.S.H.M ? Eu respondi a essa pessoa o seguinte: "um dia alguém que tenha coragem e dinheiro (mais fácil ) ou a própria escola (esta direcção quase impossível) e faça um estudo sobre opinião dos alunos que andam na E.S.H.M e depois vejamos resultados". São nestas pequenas coisas que se tiram grandes conclusões, como nesta carta ignorada pelas pessoas que estão à frente instituição. Eu percebo a razão pela qual as pessoas têm oportunidade, possibilidade e querem optar por outra instituição de ensino, e esse direito deve ser estendido a todos, pois se a instituição de ensino é fraca e presta fraco serviço de ensino, as pessoas devem optar por um ensino de melhor qualidade e eficiente, que lhes garanta um futuro melhor e promissor e em que o princípio da subordinação não seja um mecanismo de abuso de direito, porque não é para isso que foi criado. A pessoa que me questionou queria saber se eu aconselhava a E.S.H.M e eu, porque quero o melhor para as pessoas, e esse melhor passa por qualidade de ensino, respondi-lhe, e mesmo não tornando pública a resposta, qualquer pessoa que chegou até ao fim deste artigo tem consciência do plano inclinado da minha resposta.