Pesquisar neste blogue

sábado, 19 de julho de 2014

BES - Parte III

   

Aumento de Capital  de Junho de 2014




   Bem, hà coisas impressionantes, a mais recente tem a ver com as declarações do governandor do Banco de Portugal: "Se o BES precisar, hà investidores interessados num novo aumento de capital". Se numa fase inicial, parecia que o governador poderia estar a ter um comportamento assertivo, tudo isso talvez tenha sido "ilusão", porque o que se passou a seguir foi a entrega do banco à "pura" e "dura" especulação do mercado de capitais, em que nem a jogadas de proibição de "short seller" foram suficientes para convencer os investidores.
   Eu pergunto como alguém pode afirmar que o BES tem investidores interessados num novo aumento de capital, quando o banco foi sujeito em Junho a um aumento de capital, onde os accionistas compraram acções 0,65 cêntimos de acordo com os direitos que detinham, e, essas mesmas acções que compraram já valem hoje apenas 4,20 cêntimos, ou seja, já perderam muito dinheiro com esse aumento de capital. Acham, que esses investidores que já estão a perder dinheiro, estão interessados num novo aumento de capital? Não estando, e sendo o mais provável, quem está interessado? 
   Espera, vamos pensar um bocado que talvez não seja assim difícil adivinhar: Angolanos ou Chineses? E talvez tenhamos acertado não? Uma coisa é certa: aqueles que subscreveram acções no último aumento de capital (que são quase a totalidade dos accionistas do banco) jamais poderão estar interessados, por isso, mais uma vez, a informação que passa para a opinião pública é falsa e revela que, mesmo que haja esse interesse de capital "suspeito" e que já começa a ser um "costume" do nosso país - e diga-se, um mau "costume", uma má prática reiterada e constante - duvido que seja suficiente para repôr a confiança e acho que talvez não seja esse o caminho, porque, virem dizer coisas como "novo aumento de capital" só mostra a fragilidade do banco e torna perigoso o seu espaço de manobra, que cada vez é mais curto.
   Enquanto os sinais e os indícios são cada vez mais fortes,o tempo passa.