Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Rioforte

 





   Ontem, recomendava-se para comprar e hoje está insolvente. Ontem, não tinha pago à PT e tinha passado o prazo, agora volta a ter sete dias úteis para pagar? Vão voltar os "short seller"? O que leva uma empresa como a PT a investir 897 milhões de euros num grupo que já na altura em que fez a compra estava "tecnicamente" insolvente?
   Em Dezembro de 2013, a Rioforte (sociedade de investimentos do Grupo Espírito Santo) escreve o seguinte: "A incorporação da Espírito Santo Financial Group dentro da Rioforte, que assim se passa a assumir como a holding operativa de topo do GES, traduz um reconhecimento da qualidade estrutural em termos financeiros e de modelo de governo da Rioforte, acrescentou Manuel Fernando Espírito Santo. O lucro da Rioforte Investments SA, empresa do Grupo Espírito Santo dedicada ao desenvolvimento dinâmico, em modelo de private equity, de participações em setores económicos selecionados espalhados por 3 continentes fechou o exercício de 2013 com um lucro de 11,8 M Euros. Os resultados financeiros da Rioforte marcam o quarto ano da sua existência e refletem a sua crescente solidez, graças às múltiplas operações de reestruturação, crescimento e abertura de capital desenvolvidas no seio da sua carteira de negócios. Manuel Fernando Espírito Santo, presidente do Conselho de Administração, comentou tratar-se de um resultado "bastante positivo para o GES" e que “demonstra a capacidade da empresa em atingir os objetivos a que se propôs ao longo dos quatro anos de vida da Rioforte”. O ano de 2013 regista “os melhores resultados recorrentes da história da Rioforte, demonstrando os frutos de um trabalho de um trabalho de grande empenho e qualidade seguindo as orientações traçadas pelo Acionista”. 
   Posto isto, onde estão os 11,8 Milhões de euros de lucro ganhos em 2013? Onde está o melhor resultado de sempre da história da Rioforte? Quando se apuram responsabilidades?
  Após lermos o relatório de 2013, percebemos que está aqui instalado um verdadeiro esquema de pirâmide, o famoso esquema "ponzi", utilizado pela família Espírito Santo.