Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

BES - Parte IV







   "O Banco está seguro e os depositantes devem estar tranquilos". Era assim hà duas semanas. As palavras vinham do Governador de Portugal, do Primeiro-Ministro, do Presidente da República, de outros bancos concorrentes e até a CMVM se pronunciava de forma hábil sobre a falsa estabilidade do BES.
 Em 22 de Julho de 2014, a Citi recomendava comprar acções de BES, com um potencial de valorização de 60%, quando estas negociavam a 40,5 cêntimos por acção (ver link 1 em baixo). 
   As questões surgem, mas não são de agora, e devem ser colocadas: Como é possível o Banco de Portugal permitir um aumento de capital do BES de 1045 milhões de euros de Maio a Junho deste ano, sabendo das irregularidades já desde 2013 ? Porque razão o BES foi o único banco português que não recorreu ao fundo de recapitalização da banca, tendo optado por aumentar capital, numa operação que serviu como uma prova da estabilidade do banco (ver link 2 em baixo)? Como é possível deixar-se um banco como o BES doente e debilitado, entregue à pura especulação de mercado, perdendo milhões dias após dias, até saber-se os resultados semestrais negativos de 3,6 mil milhões de euros (que diga-se, qualquer pessoa minimamente informada sobre situação saberia que seriam desastrosos), e, após esses resultados, permitir manter-se dois dias em bolsa, onde perdeu em dois dias quase 60% do seu valor, sem ninguém vir a público falar ou agir, num banco cotado em bolsa e que tem responsabilidades para com seus accionistas?


Link:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/citi_reitera_recomendacao_de_compra_para_o_bes.html

Link 2: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1842540