Pesquisar neste blogue

sábado, 10 de janeiro de 2015

Churchill

   

Winston Churchill





   Sem dúvida, um dos maiores políticos de todos os tempos. Sou suspeito para falar de Winston Churchill, porque para além de ser para mim uma referência política, foi alguém que soube liderar e decidir, num tempo onde uma má decisão tinha como consequência a guerra. Ou alguém já esqueceu a pessoa que fez frente a Hitler em 1940? Nunca mais me vou esquecer, quando adquiri o primeiro livro dele, na antiga e tão carismática feira do livro do porto nos aliados, que, foi o início de uma verdadeira colecção. O próximo será "The Churchill Factor" , de Boris Johnson, em que mostra como um homem foi capaz de fazer a diferença, porque na verdade sem Churchill, Hitler teria ganho a guerra em 1940. Hoje, o jornal "expresso" traz na sua revista "Winston Churchill", e questiona "Porque precisamos dele hoje"? 
    O semanário "Expresso" não podia ter sido mais feliz, ao escolher a figura de Churchill para perceber a falta que faz figuras políticas como Churchill. E para quem conhece o percurso desta figura incontornável, sabe que a sua popularidade não nasce por acaso, e deve-se em parte ao fato de se ter colocado ao serviço do seu povo e país, de ignorar o "Carreirismo político" (das coisas mais importantes hoje na política, infelizmente), tendo mesmo defendido a independência financeira dos políticos (não depender da política para ganhar a vida) e por ter falado verdade sempre aos seus cidadãos.
   São muitas as lições que essencialmente a Europa tem levado, e esta última em França, que seja mesmo a primeira e a última, porque o tempo de tomar decisões é agora, e não amanhã. Como dizia Churchill " Porque a vida dá lições que só se dão uma vez".