Pesquisar neste blogue

domingo, 10 de junho de 2018

Povos indígenas no mundo







   Francisco Assis, Eurodeputado português no Parlamento Europeu, está atualmente a trabalhar na defesa dos povos indígenas no mundo. Um trabalho interessante e de contacto com várias ONGs, que se dedicam à proteção deste tipo de povo indígena. Estamos a falar de povos que, em diversos casos, são maltratados pelos Estados onde vivem. Segundo dados oficiais, estima-se que sejam cerca de 370 milhões os povos indígenas em todo o mundo.
   Francisco Assis dedica particular atenção ao impacto negativo nos direitos dos povos indígenas decorrente de projetos de desenvolvimento e acordos de comércio e cooperação da União Europeia (UE), bem como de operações extraterritoriais de investidores e empresas direta ou indiretamente baseadas nos Estados-membros da UE, com diversas propostas no sentido da prevenção, responsabilização e indemnização. É com satisfação que vejo o seu relatório sobre "violações dos direitos dos povos indígenas no mundo - incluindo a apropriação de terras" ser aprovado por larga maioria. Foi votado na Comissão dos Assuntos Externos do PE, indo a sessão plenária agora em Junho.
   Num momento em que, em detrimento da globalização e da crescente procura por recursos naturais, como por exemplo, no caso do sector energético, em que estes povos têm sido pressionados, urge encontrar soluções equilibradas e, que, por um lado defendam estes povos, e, por outro, preservem o ambiente.
   Talvez fosse útil que houvesse mais informação sobre o o trabalho realizado pelos nossos Eurodeputados, e que o Parlamento Europeu fizesse um esforço para que houvesse uma maior informação sobre o trabalho que é feito, numa tentativa de aproximação aos cidadãos.