Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Incêndios e os baldes de 14 cm





Os incêndios, infelizmente, já são um "costume" dos verões em Portugal. O que está acontecer em Monchique revela que algo continua a falhar na prevenção dos incêndios. Talvez ninguém tenha feito nada anteriormente pela prevenção, e houveram medidas positivas tomadas por este Governo, mas demonstram que continuam a ser ineficazes perante a dimensão da necessidade de prevenção. Como é possível continuarmos a vermos pessoas com responsabilidade na coordenação atirarem-se umas às outras, ao mesmo tempo que temos casas a serem engolidas pelo fogo sem meios de combate ? Como é possível continuarmos a ver pessoas combater fogos de magnitude considerável com baldes de água de 14 cm? Como é possível continuarmos a ver pessoas a sair das suas casas pelas janelas em detrimento da proximidade do fogo?
São questões que têm de ser colocadas e necessitam de respostas, porque o combate continua a ser ineficaz, e, não podemos ligar a televisão e ouvir responsáveis acusar outros seus companheiros de que avisaram e estes não deram ordem, pelo que não puderam fazer nada, ou seja, pagarem os bens das pessoas, e em certos casos, as suas vidas, por erros burocráticos.
Os baldes de 14 cm revelam como ainda estamos longes de uma prevenção adequada e razoável, e, quando as pessoas ainda têm recorrer a um meio destes para combater fogos é porque algo ainda vai mesmo mal.