Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

05.03.2001 - Ponte Hintze Ribeiro


Ponte Hintze Ribeiro - Entre-os-Rios - Castelo de Paiva

Em 2001, o país assistia a uma das maiores tragédias da sua história, onde morreram 59 pessoas, na queda da ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios. É bom lembrar, infelizmente devido a uma tragédia que marcou todos os portugueses, que houve alguém, que soube de imediato avocar a si as responsabilidades políticas, que foi o Jorge Coelho, à data Ministro do Estado e do Equipamento Social, onde afirmou: "A culpa não pode morrer solteira nesse sentido têm que se tirar as consequências políticas. Não ficaria bem com a minha consciência se continuasse". Foi uma atitude digna, de alguém que soube perceber o cargo que ocupava, não por ter alguma responsabilidade pessoal nos acontecimentos, mas pela responsabilidade política, que essa já era impossível de apagar. 
Agora a tragédia bateu à porta de Évora, numa ponte que ligava Borba a Vila Viçosa, e morreram duas pessoas e três estão desaparecidos. Mas, até ao momento, ninguém tem responsabilidade no sucedido. 
Como dizia Winston Churchill: "A vida dá lições que só se dão uma vez". Mas, mesmo assim, há quem não queira aprender com o passado, nem sequer abrir os olhos perante o presente.