Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Esposende rumo a Ponte de Lima - Feiras Novas 2007




Este ano desloquei-me mais uma vez às tradicionais "Feiras Novas" na bela cidade de ponte de lima e na hora da despedida ficaram registados bons momentos.
As Festas do Concelho de Ponte de Lima , as tradicionais "FEIRAS NOVAS" foram criadas pelo rei D. Pedro IV a 5 de Maio de 1826.
Feiras Novas , festa que hoje acontece pelas ruas, pelas margens do rio, por todo o lado e onde se deslocam pessoas de todo o país e principalmente de esposende. Naquele tempo, a diversão principal girava à volta do folclore, as pessoas iam para as tascas, rir à gargalhada com os duelos de cantares ao desafio. Nesta mesma praça, organizavam-se rodas enormes e executávamos voltas e voltas milimetricamente aperfeiçoadas. Passavam a noite assim e cresciam e viviam as festas desta maneira. Poderá parecer estranho para quem não conhece, mas a magia das Feiras Novas encerrava-se nesse espírito genuíno e popular, onde a forma de as pessoas se divertirem era andar na rua e nas tascas a viver a festa com as pessoas das aldeias e a tentar aprender o máximo acerca da tradição. Mas agora já não é assim. Embora ainda venham muitos homens com concertinas, a música techno abafa-lhes o som. Agora estamos numa mega festa da cerveja e prova disso é que as grandes marcas se degladiam pelo patrocínio. Na altura não existia emoção maior do que entrar numa roda de dança.
Mas a verdade é que hoje as coisas vivem-se de outra forma, hoje já não se fazem os duelos de concertina onde as pessoas se reuniam nas tascas, mas continua-se andar pelas ruas e continua-se a "matar a sede" da melhor forma possível.