Pesquisar neste blogue

sábado, 6 de outubro de 2007

Salas de injecção assistida e está resolvido o problema, será ??












A possibilidade de portugal vir a usufruir de salas de injecção assistida, destinadas ao consumo de drogas é uma medida polémica e com a qual não concordo.
É o caminho mais fácil este, pois assim não estaremos a tratá-los mas sim alimentando-lhes o vício. Hoje já existem centros e institutos em vista à recuperação e integração na sociedade. Tenho conhecimento de pessoas que vivem nesse meio, todos sabemos que maior parte dessas pessoas enfrentam graves problemas de saúde, económicos e sociais. Não afirmo que sejam só pessoas de baixo nível económico e social. Cada vez mais são os jovens a aderir a este mundo da droga, muito cedo os jovens experimentam drogas e todos nós temos conhecimento disso e à locais que não sendo salas de chuto, funcionam indirectamente como tal para o efeito. A verdade é que muitas dessas pessoas que vão sobrevivendo nesse mundo da toxicodependência deixam de ter capacidade para se orientarem e para voltar à vida real, e se os deixarmos alimentar o vício não é o caminho certo para a reintegração social.
Muitas pessoas afirmam que mesmo que não sejam implementadas salas de xuto, eles injectam-se na mesma e em condições miseráveis, mas não se pode pensar assim, respeito mas é um pensamento " ingénuo" que se desvia da resolução do problema em causa. Concordo e está em causa a saúde de todos os toxicodependentes, mas não acham que com com salas de xuto o mundo da toxicodependência vai-se tornar mais forte e alargar ?? acham que vão deixar de se injectar cá fora ?? valerá apenas um investimento tão grande para um projecto temporário ?? Todos sabemos que vão continuar a injectarem-se cá fora, e que isto não resolve nada, e não se pode comparar Portugal com outros países, porque Portugal tem os seus problemas e tem que enquadrá-los mediante a situação e capacidade do país,
Temos que trabalhar na prevenção da droga e não é com soluções destas que o fazemos fazer com sucesso.
E como já disse, temos de procurar formas de combater essas condições miserávies e degradantes em que se encontram essas pessoas, mas também temos que ver que não é só nesse mundo que os problemas existem, pois existem muitas pessoas que não são toxicodependentes, pessoas que trabalham e andam pelos caixotes do lixo procurando comida para alimentar os filhos e sem condições de saúde nenhumas, isto porque uma das grandes justificações para a criação das salas de chuto é precisamente as condições em que essas pessoas toxicodependentes vivem. Acham que é só no mundo da toxicodependência que existem essas condições de saúde miseráveis ?? Em vez de estarem com essa ideia "ingénua", criem e gastem dinheiro por exemplo em centros de reabilitação, e criem formas de dar comida e bens alimentares necessários a pessoas que vivam em condições mínimas, como infelizmente ainda acontece no nosso país, é importante referir que o papel das asscoicações e fundações é muito importante, pois no porto existem associações que fornecem alimentos e refeições ao sem-abrigo e a pessoas necessitadas e isso sim é combater a pobreza, a miséria em que essas pessoas vivem.
Eu sou a favor que todas as pessoas podem mudar, é difícil como tudo na vida mas só é possível combatendo e não oferecendo-lhes "dinheiro sem trabalho".


Sim ao combate à droga. Não à droga.