Começou cedo a trabalhar, fundou com os seus irmãos a corticeira Amorim e hoje é o maior empresário português e um exemplo no mundo forte dos negócios. Eu tive duas cadeiras de empresa onde aprendi muito e onde principlamente consegui perceber algumas das jogadas deste grande Senhor do mundo dos negócios e a capacidade incrível que tem em gerir todos os seus recursos aliado à sua grande capacidade de trabalho. Tive um grande professor e grande colega ainda hoje, que trabalhou grande parte da sua vida ao lado deste Senhor Américo Amorim e nós tivemos o privilégio de ouvir, pensar e captar algumas das experiências vividas no mercado de trabalho por ambos e guardar na memória "pequenos ensinamentos" que um dia podem fazer a diferença. É interessante que um dos maiores passos da sua vida aconteceu depois do 25 de Abril, quando numa assumida situação complicada pelo próprio, arriscou gerindo o risco e investiu directamente noutros mercados como o mercado imobiliário, passando a cortiça a não ser o único meio de sustentação. Hoje é fundamental acima de tudo as pessoas gostarem daquilo que fazem e eu nunca mais me esqueço que a primeira coisa que todos ouvimos quando tivemos a 1º aula de empresa foi " se vocês não gostam disto desparareçam porque hà gente que adora isto ", ele estava a falar para todos os estudantes de direito na altura e isso deixou muita gente a pensar na vida e a verdade é que por mais óbvio que seja a frase, a verdade é que para se ter sucesso na vida é preciso gostar-se daquilo que se faz e eu felizmente adoro direito e gestão irá ser uma área que espero conseguir conjugar com o tempo.
Ainda existe muita gente que fica impressionado como pessoas que começam do nada conseguem subir na vida assim e tornarem-se verdadeiros poderosos, mas a resposta é fácil: capacidade de trabalho aliada ao prazer de se gostar daquilo que se faz na vida, e deixe-vos aqui um excerto deste Senhor Américo Amorim :
"O segredo para o sucesso é o que resulta de uma série de circunstâncias que determinam uma natural performance: gostar-se da actividade, ter-se uma total disponibilidade para a mesma, constituir-se equipas de trabalho e suporte que acompanhem, que sejam irreverentes e que tenham uma visão sobre os projectos, estratégia, com muita coragem para o investimento, desenvolver a investigação e desenvolvimento. Enfim todas as variáveis são necessárias para que a economia no conjunto em todos os segmentos seja sucedida. Porém, existe um que é fundamental, a Paixão pelo trabalho e disponibilidade para o projecto, tudo o resto são pilares que se vão construindo numa estrada que será um longo percurso. "