Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de março de 2008

Fiscalização nas Estradas - "caça à multa"

Eu defendo a fiscalização. Eu defendo a tolerância, eu defendo que haja respeito perante a lei, mas também defendo que as nossas polícias fiscalizem de forma correcta e não apenas com intuito "caça à multa". Eu percebo que o sistema esteja um bocado viciado pois muita gente acha que a única forma de mudar o comportamento da pessoa fiscalizada é pagar multa de 500 euros, o que na minha opinião ajuda e é uma forma de sansionar o comportamento errado daquela pessoa, mas não resolve o problema. Eu já fui fiscalizado alguma vezes, e a última vez que aconteceu o Senhor guarda veio ter comigo pediu-me documentos e para ir verificar o balão, de seguida desejou-me boa noite e continuação de uma boa viagem, sem sequer verificar estado do carro, sem verificar os pneus pois de seguida ia continuar na estrada. Na minha opinião a fiscalização hoje é mais eficaz, mas defendo que deveria haver outras formas de sansionar o comportamento das pessoas juntamente com o pagamento da multa(mais equilibradas) mais eficazes. Eu apenas acho que fiscalizar um condutor numa operação stop , pedir-lhe que vá verificar o balão de seguida aplicar-lhe uma multa e desejar-lhe boa noite e de seguida ele continuar na estrada mostra que apenas houve interesse no sistema "caça à multa" sem preocupar com o facto de o condutor ir a seguir para a estrada e sem verificar o estado do veículo. Mas eu vou continuar acreditar numa melhor e possível fiscalização e que a lei continue a ser aplicada de forma eficiente e justa.