Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 14 de março de 2008

Livro de Reclamações - Cada vez mais utilizado

Hoje, as pessoas estão mais informadas e o Livro de Reclamações já constitui na prática um verdadeiro meio de defesa do consumidor. No ano de 2007 foram comunicados à Direcção geral do consumidor um total de 120.219 reclamações, o que traduz bem a utilização por parte dos portugueses deste importante meio de defesa. Mas todos nós sabemos e os dados comprovam isso, que hà uns 2 anos atrás as coisas não eram bem assim, pois muitos estabelecimentos infrigiam as regras e cometiam ilegalidades constantes, ocultando informações aos consumidores. Eu sempre que necessito e quando não procedem correctamente comigo utilizo os meios de defesa que estão à minha disposição para fazer valer a dignidade da minha pessoa e os meus direitos como cidadão, como todos devemos fazer. Felizmente a fiscalização hoje é mais eficaz e mais "apertada", o que levou muitos estabelecimentos a cumprir a lei e não enganando os consumidores como muitos estabelecimentos o faziam, sem justificação possível. Eu já utilizei o livro de reclamações e uma altura quando pedi que me disponibilizassem o livro de reclamações a funcionária do estabelecimento alegou não ter livro de reclamações e disse o seguinte: " se você tiver alguma queixa diga-me que eu depois digo ao chefe" e eu disse-lhe para dizer ao chefe se queria que chamasse a polícia e a funcionária aí já procedeu de forma diferente, disse para eu ter calma que tudo se resolvia, isto só para dizer que este estabelecimento cometia uma ilegalidade e passado poucos dias meteu uma "caixinha" bem visível para receber as reclamações, e o livro actualmente já se encontre à disposição dos consumidores, de modo a fazer valer os direitos do cidadão.