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segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aulas de 45 ou 90 minutos ? Cada "casa de ensino" deve escolher.




Neste âmbito, é inevitável atribuir o poder discricionário às escolas, para escolher e optarem por ter em suas "Casas de ensino" aulas com 45 ou 90 minutos. Eu, sinceramente, sou a favor de aulas com 45 minutos, porque acho que é preferível, em termos reais, haver 45 minutos de pura concentração do que 90 minutos com lapsos de concentração, o que perturba o fio condutor que está a ser levado, conduzido pelo professor na aula leccionada. Aulas de 45 minutos são aulas mais produtivas, seguidas de um intervalo e depois retomar às salas de aula. Por vezes, uma das coisas que falha na abordagem ao tema "Educação" é a ponderação e percepção consciente que exige, antecipadamente um estudo sobre exequibilidade das medidas em termos substanciais, materiais, e não encará-las apenas em termos formais. Mas quem deve tomar esta decisão ? As escolas é que devem tomar esta decisão, devem ter a total liberdade para escolherem se querem ter aulas com 45 ou 90 minutos, de acordo com seus programas e método de ensino. Deve haver este poder discricionário, esta liberdade das escolas.