Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mia Couto ainda não foi desta!

Vagueava mais uma vez pela biblioteca, seja a da "Boavisteira" ou da "fozeira", e não foi desta! Quando regressei de África, guardava em mim uma busca, uma ânsia desesperada na procura e na busca do saber, das gentes de África e nos seus modos de vida, em todo a sua história, que é tão nossa. Antes de partir, guardei a conversa, a disponibilidade, a generosidade, a saudade de rosto de uns vizinhos que compreendiam aquele momento, aquela intenção, aquela procura, aquela direcção. A "Zeza dos pioneiros" e seu marido "João dos pioneiros" por quem tanta estima nutro, que partilhavam comigo um tempo de felicidade, de origem, de saudade constante. Bem, esta gente fala com uma emoção, que contagia! Foi o meu pensamento espontâneo, de quem lutou e tudo perdeu em segundos na vida. "Era Moçambique, a minha gente joãozinho" ( dizia-me com emoção a vizinha). Não partia para Moçambique, mas partia para África, e aquelas gentes, mesmo dispersas, têm todas o mesmo coração. Um dia aterrarei em Moçambique, e levarei comigo a aprendizagem. Penso e digo: Ainda não foi desta!