Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

SNS

   


SNS (Serviço Nacional de Saúde)





   Impressiona chegar a um hospital e ver pessoas que precisam de um exame ou de uma consulta de especialidade e terem de esperar meses ou anos. Impressiona ver um doente grave ter esperar um mês para fazer um exame específico ou senão ter pagar 600 e tal euros para conseguir o exame numa clínica. Impressiona ver um doente com dor de cabeça ter de esperar 9 meses para conseguir uma consulta de especialidade, após vários desmaios e dores constantes, que o levaram mesmo a ter de deixar o trabalho e um dia ido de urgência para o hospital, onde ficou internado e já não voltou. Isto é o nosso país, são casos reais.
   Onde está o Serviço Nacional de Saúde que construímos hà 35 anos? Onde está o direito à saúde? 
   O objectivo do SNS é essencialmente prevenir a doença, diagnosticar e tratar os doentes e permitir o acesso gratuito a todos à saúde. Noutros tempos, não podemos esquecer que o SNS foi uma das melhores coisas que Portugal viu nascer, mas hoje, infelizmente, está longe desse objectivo, e cada vez mais afastado dos seus destinatários, que são doentes. Não podemos esquecer que é um dos pilares do estado social, mas cada vez menos social e mais privado. A realidade de hoje mostra-nos que o acesso aos cuidados de saúde não é igual para todos e é um espelho das desigualdades sociais que cada vez mais assombra a nossa sociedade e que muita gente prefere ignorar, a resolver o problema.
    Não sei se acordarmos amanhã e ainda temos SNS, mas não podemos esquecer que, mesmo a funcionar mal, esta é a tábua de salvação de muita gente.