Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 11 de março de 2016

Marcelo é um de nós

 
Marcelo Rebelo de Sousa



   Marcelo fez e está fazer uma coisa simples: ser o simples cidadão comum e transmitir que está ali como podia estar qualquer um de nós. Nunca duvidei de que Marcelo seria o que está a ser e que não mudaria por ser Presidente da Republica. Ainda é cedo, mas já dá para perceber que não é por ser Presidente da República e por ter atingido um grande cargo político que vai deixar de cumprimentar os vizinhos, que vai deixar de tratar os amigos por tu, que vai ficar de nariz empinado, que vai usar o fato ou o estatuto para falar com as pessoas ou que vai usar os portões ou os bunkers para fugir às pessoas, como é já um hábito e um costume péssimo que se instalou na política. 
  Marcelo está mostrar a muitos políticos que a política só faz sentido se for feita de mãos aliadas com as pessoas e que todos os cargos políticos sao cargos temporários, como disse um dia Ronald Reagen.
  É incrível assistir ao vazio que existe no espaco político relativamente a esta proximidade dos políticos com as pessoas, e não tenho duvidas que um político estilo "Marcelo" que se candidate a Primeiro Ministro ganha com maioria absoluta e de forma histórica. 
  É preciso vir Marcelo para, pela primeira vez em anos, se ouvir um discurso com reais preocupações sociais, preocupado com as pessoas. 
   Acredito que isto pode marcar uma viragem na política, e que bom que seria que acontecesse. Nao podia deixar de assinalar esta visita ao Porto, que mostra também que Marcelo reconhece o trabalho e o valor de Rui Moreira (que tem sido incansável), e mais uma vez, foi simples, juntou-se às pessoas.