Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Um longo caminho para a liberdade


"Para quem está na prisão o tempo parece nunca mais passar, mas o mesmo não acontece com os que estão cá fora. Esta realidade saltou-me os olhos quando recebi a visita da minha mãe, na Primavera de 1968. Já não a via desde a conclusão do Processo de Rivónia. As mudanças ocorridas a pouco e pouco e quando vivemos entre a família mal damos conta delas. Mas quando não se vê alguém durante muito tempo, a transformação pode ser um choque. De repente, a minha mãe pareceu-me muito velha. Já não via o meu filho e a minha filha desde antes do julgamento. Entretanto tinham-se tornado adultos, a crescer sem mim. Mas embora tivessem crescido, creio que os tratei como se fossem as mesmas crianças que tinha deixado quando fora encarcerado. Eles tinham mudado, mas eu não".

Nelson Mandela - "Um longo caminho para a liberdade" (páginas 418 e 419)