Pesquisar neste blogue

sábado, 4 de outubro de 2008

Culpa na formação das pessoas

Hoje, são diferenciados os problemas no país e um deles é a sinistralidade nas estradas. A sinistralidade não é fácil de combater, e actualmente está decorrer um concurso aceitando-se estudos que apresentem soluções alternativas às actuais e principalmente inovações que reduzam a sinistralidade nas estradas em Portugal. Eu acho que, para além da possibilidade de instalação de meios, quer humanos, quer materiais de modo estratégico nas estradas, acho que existe um grau elevado de culpa na formação das pessoas. Eu esta sexta-feira estava a fazer a viagem de Porto a Esposende pela A-28, quando à saída do Porto as notícias alertavam para um acidente grave ao quilómetro 20 na saída para modivas. Ao passar era visível o estado desastroso e terrível em que uma carrinha após o acidente. Será que foi erro humano ou não ? Pois, na maioria dos casos não chegamos aos chamados "resultados" que na verdade é o que interessa para apurar responsabilidades. Mas as velocidades praticadas nas auto-estradas continuam a ser excessivas e essa continua a ser a principal causa de mortes nas estradas. Eu aqui, acho que em consonância com outras formas de combate, deve-se introduzir novos métodos de trabalho nas escolas de condução, porque a realidade mostra-nos que na maioria dos casos a culpa está na formação das pessoas e quando isso acontece algo tem de se mudar,algo tem de se introduzir, algo tem de acabar, que são as sucessivas mortes nas estradas.