Hoje, no curso de Direito, a oralidade continua a ser um factor crucial para atingir o sucesso na área e desempenhar mais tarde as funções com brio profissional. Com o sistema de Bolonha implementado nas faculdades, as orais em Direito acabaram e agora fazem parte apenas da avaliação contínua, o que não obriga o aluno a ter que obter nota mínima em oral para ir ao exame escrito, podendo ir a exame escrito directamente, tendo de obter nota mínima para fazer a cadeira. Eu acredito que os sistemas implementados são sempre com o intuito de tornar a universidade mais “avançada” e num modelo mais moderno, mas também acho que não devemos esquecer os princípios básicos de cada curso. Eu aqui acho que a oralidade deveria até ser introduzida no ensino secundário na área de Humanidades, pois seria uma forma de preparar melhor o aluno, desenvolver suas capacidades de expressão oral e testar sua vocação. O problema da vocação é outra questão e devia ser profundamente estudada, pois são cada vez mais as pessoas que se formam em cursos onde não estão satisfeitas e depois isso reflecte-se no seu mau desempenho profissional.